Image

Conheça um pouco mais sobre Ariano Suassuna

“Não sei, só sei que foi assim? ” … “Ô promessa desgraçada; ô promessa sem jeito”? Já ouviu essas frases alguma vez? São falas presentes na vastíssima obra de Ariano Suassuna. Essas duas marcas vieram no Auto da Compadecida, que nasceu como peça de teatro e ganhou versões para cinema e tv. Entraram de vez no imaginário popular.

Paraibano, foi no Recife que Ariano estudou, se formou em direito e estreou na literatura, sua grande paixão. Em 1946, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, junto com Hermilo Borba Filho. E não parou mais de produzir preciosidades.

Ariano também criou o Movimento Armorial, que partia de elementos originais da cultura popular para o erudito. Suas aulas-espetáculo, onde contava causos, são um sucesso de visualizações até hoje na internet. Outra obra de destaque? “O Romance d´a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”. Mas fica até difícil escolher algumas para citar.

Ariano Suassuna faleceu no Recife em 2014, aos 87 anos, mas sua maestria, seu humor fino e humano, sua afinidade com a cultura popular o deixaram para sempre atual. É assim que Ariano Suassuna segue ajudando a cuidar da nossa terra e da nossa gente. Bora cuidar também? O nosso Patrimônio Cultural conta a nossa história e aponta um caminho muito massa a seguir.

Listar todos os poetas