Image

Conheça um pouco mais sobre Carlos Pena Filho

Olá! É muito bom ter você aqui no Circuito da Poesia do Recife, e poder te contar um pouco sobre o advogado, jornalista e poeta recifense Carlos Souto Pena Filho. Ele nasceu em 1929, no bairro da Boa Vista. Carlos Pena Filho, como ficou conhecido, morou um tempo em Portugal, mas voltou para a capital pernambucana. Infelizmente morreu muito jovem, aos 31 anos de idade, em um acidente de carro, mas a sua poesia e o seu lirismo marcaram para sempre a história literária da cidade.

Quem conhece a obra, logo entende sua importância. Vou compartilhar um pedacinho de um dos sonetos mais famosos do poeta. Lá vai: “então pintei de azul os meus sapatos, por não poder de azul pintar as ruas, depois, vesti meus gestos insensatos e colori as minhas mãos e as tuas”. Bonito, né?

Com sua poesia, Carlos Pena Filho dedicou carinho e cuidado ao Recife que ele amava. Bora cuidar também? Ajuda a gente a preservar o patrimônio cultural recifense, para que todo mundo possa ter a emoção de conviver com tanta beleza. Até a próxima! Espero te reencontrar em breve, nesse circuito cheio de poesia.

Listar todos os poetas
Prefeitura do Recife